quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais da metade das vagas do Sisu sobram na primeira chamada

Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e serão redistribuídas na segunda chamada, divulgada nesta quinta-feira (26). 

Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. 

De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao de anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97% das vagas foram ocupadas. Os 62 mil estudantes convocados em segunda chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 30 e 31 de janeiro para fazer a matrícula. 

Caso ainda haja vagas disponíveis após esse período, o sistema vai gerar uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão de hoje até 1° de fevereiro.

Neste ano, o Sisu recebeu mais de 3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. 

Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). As informações são da Agência Brasil. 







FONTE: JORNAL CORREIO DA BAHIA


SISTEMA UER DE COMUNICAÇÃO 
DIREÇÃO : GISELE NERY BENDER 
PRESIDENTE : DIEGO CASTRO BARRBOSA

sábado, 21 de janeiro de 2012

MEC cancela Enem de abril; prova só será realizada em novembro


 O Ministério da Educação desistiu de fazer duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. A prova planejada para os dias 28 e 29 de abril foi cancelada. Relatório encomendado pelo MEC a uma empresa de análise de risco concluiu que não haveria estrutura para que o governo controle as duas edições da prova em um mesmo ano. A edição única do exame neste ano será nos dias 3 e 4 de novembro. A promessa de fazer duas edições está presente desde que o ministro da Educação, Fernando Haddad, lançou o super Enem, em 2009. A intenção era de que os estudantes pudessem fazer duas provas ao ano e escolher a melhor nota para se candidatarem às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de vagas nas universidades federais. Um sistema semelhante ao SAT americano que, na verdade, tem várias edições anuais. Até hoje, no entanto, o MEC não conseguiu transformar o plano em prática. Há um mês, foi contratada uma empresa, a Módulo, especializada em analisar riscos de operações, para fazer uma verificação em todos os processos que envolvem o Enem. "Depois que ela conheceu todo o processo do Enem, nós fizemos uma pergunta: queríamos saber se duas edições ao ano estressaria a máquina que foi montada para o evento", explicou Haddad à reportagem da Agência Estado. 



Fonte ; Blog do Rara http://www.rodrigorara.com/2012/01/mec-cancela-enem-de-abril-prova-so-sera.html

Sistema UER de comunicação 
Direção ; Gisele Nery Bender 
Presidente : Diego Castro Barbosa

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grêmio Severino Vieira irá disponiblizar relatório enviado ao Ministério da Educação para consulta de alunos

   
       Decidido na manhã desta sexta feira ,20/01, o grêmio UER disponibilizará  relatório protocolado no ministério da educação em Brasília no dia 16/09/2011 e que está em processo de tramitação .
       O mesmo foi elaborado com participação de todo o segmento  aluno com o propósito de sanar as irregularidades contidas na execução dos cursos técnicos oferecido pelo estado o mais rápido possível .
        A execução dos cursos contém falhas como a falta de laboratórios  , a adaptação da estrutura física do centro  para receber portadores de deficiências especiais,a má qualidade do acervo técnico , entre outras
        A consulta será feita a partir da volta as aulas pós carnaval, ás quartas e sexta feiras ,em horário a decidir, na sede do grêmio ( foto acima ) ,para os três turnos .Só irão ter acesso  alunos regularmente matriculados no CEEP SV .




Fonte ; Sistema UER de Comunicação 


Direção : Gisele Nery Bender 


Presidente ; Diego Castro 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Grêmio Severino Vieira , Discute plano de gestão 2012.

Realizando a primeira reunião do ano nesta quarta feira 18/01, a diretoria do grêmio CEEP Severino Vieira (UER) , discutiu o plano de gestão para o ano de 2012.
Em pauta , foram explanados os projetos para as  áreas de , esporte ,cultura ,lazer , ação e cidadania,educação , saúde e meio ambiente . Bem como a elaboração das datas de assembleia geral, e do CRT ( Conselho de Líderes de Sala ) e a eleição dos mesmos .
A reunião foi mediada pelo presidente Diego Castro e contou com a presença também do novo vice presidente matutino  ,Josevan Souza , a secretária geral Laila Mota ,Além dos diretores Wanessa Nascimento ( Cultura ) , Iolanda Rosa ( Ouvidoría ),Raphaela Mesquita ( A definir ) ,Paloma Dutra ( A definir ) e Gisele Bender ( de Comunicação )  .
Uma outra reunião ocorrerá antes do volta as aulas , que teram início no próximo dia 06/02, com toda a equipe para o termo da elaboração do plano .Ao todo o grêmio possuem 13 Direções , subdivididas internamente em coordenações.








Fonte ; Sistema UER de comunicação 
Direção ; Gisele Nery Bender